domingo, 15 de março de 2009

POSTERS DE CINEMA

POSTERS DE CINEMA -ANOS 40

Os austeros anos 40 foram ricos na criação de posters,utilizados para atrair público para a produção cinematográfica da época.Tais posters são verdadeiras obras de arte,cultuados até os dias de hoje,e levavam glamour e luxúria para um mundo embrutecido pelos ares da Segunda Guerra.
A maioria desses posters utilizava cores vivas e brilhantes ,inclusive aqueles que divulgavam filmes noir,de estética sombria,e em preto e branco.

Uma das muitas obras-primas produzidas nos anos 40,”Casablanca”,possui um dos posters mais cultuados da época que,junto com os posters de filmes noir,são objetos de disputa entre os colecionadores atuais.Vale ressaltar que tais posters foram produzidos em uma época de contenção de despesas dos estúdios,por causa da guerra e,a maioria deles,eram pobres e sem imaginação.

Apesar dessa falta de recursos,as deusas da época foram muito bem retratadas.Rita Hayworth,por exemplo,tinha suas ilustrações criadas pelo artista italiano Anselmo Ballester,que trabalhava nos estúdios da Columbia,em Roma.Suas ilustrações,especialmente as feitas para a “Dama de Shangai”(1948) e “Gilda”,tornaram-se Cult para colecionadores modernos.
Muitos posters europeus do período foram criados e,normalmente,assinados por artistas populares da época,que estavam preparados para que sua obra ultrapassasse as fronteiras dos posters de filmes.Seus trabalhos,em geral,entravam em conflito com a abordagem mais tradicionalista dos estúdios americanos.Esta diferença é bem exemplificada pelos posters do filme “Double Indemnity”(1944).O público americano foi agraciado com uma imagem romântica de Fred MacMurray abraçando Barbara Stanwyck.Já o distribuidor europeu encomendou a um artista espanhol,Lopez Reiz,um poster surrealista,mostrando McMurray em uma câmara de gás,um pouco antes de sua execução,rodeado por demônios de sua imaginação,a cena com a qual o filme originalmente terminaria,mas que foi refeita por ter sido considerada muito sombria.

Os filmes europeus também foram agraciados com belíssimas obras de arte em forma de posters.Artistas britânicos estão entre os melhores deste gênero.
O neo-realismo italiano,que começou com “Obsessione”(1942),apresenta uma visão crítica e austera da sociedade italiana do pós-guerra.Entretanto,”Ladri di Biciclette”(1948) e “Stromboli”(1949)foram promovidos com posters com ilustrações quentes e passionais,enfatizando o caráter humanitário dos filmes.São produções do artista Ercole Brini.

Os posters europeus dos anos 40 são difíceis de encontrar,pois foram destruídos ou usados para outros fins.Os que restauram foram restaurados e impressos em mapas descartáveis e suplementos.Foram encontrados posters de filmes britânicos impressos até mesmo atrás de folhetos de propaganda da campanha eleitoral de Winston Churchill,em 1945.

Nos EUA,muitos posters americanos desta época possuíam uma abordagem levemente vulgar.Era a época das pin-ups,e a imagem em posters de atrizes como Betty Gable,em “Moon over Miami” tornaram-se clássicos,assim como outros posters que expunham o gênero pin-up(tema já abordado em nosso BLOG).

Notáveis exceções podem ser vistas nesse período:a obra –prima em formato de poster para o filme “The Grapes of wrath”(1940) é um exemplo.

Os anos 40 conheceram também o sucesso do mestre Hitchcock.Seus filmes de suspense,como Notorious(1946) e outros,inspiraram alguns dos melhores posters da época.O exemplo clássico talvez seja “Spellbound”,mostrando Gregory Peck e Ingrid Bergman;e o poster francês para “Notorious”.

Vale lembrar que,com os parcos recursos da época,a maioria dos posters eram impressos em tiragem limitada e em preto e branco.Apenas os grandes estúdios tinham condições de imprimi-los em cores.

Finalmente,deve-se ter em mente que a maioria dos melhores filmes dos anos 40 foram realizados em condições inimagináveis para os dias atuais.E os posters podem ser considerados uma homenagem a este trabalho árduo,que rendeu filmes de qualidade única.Os anos 40 foram uma das épocas mais ricas do Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário