quarta-feira, 1 de abril de 2009

RESENHA CRÍTICA I-CASABLANCA

Um dos mais belos filmes já realizados,não envelheceu,apesar de ter sido produzido em 1942.A direção é de Michael Curtiz e não consigo encontrar outros atores para interpretar o casal Ricky Blane e Ilsa Lund,do que Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.
Essa emocionante história de amor,ambientada no Marrocos e tendo como pano de fundo Segunda Guerra Mundial,emociona até hoje,o que prova que basta uma boa história,direçaõ e elenco talentosos para se produzir um filme inesquecível,que atravessa gerações....
A trilha sonora também é perfeita...."As time goes by" embala muito bem a narrativa...
.
Ganhador do Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro em 1943.
Indicado nas categorias de melhor ator (Humphrey Bogart), melhor ator coadjuvante (Claude Rains), melhor fotografia, melhor edição e melhor trilha sonora - comédia / musical.
.
Até seus diálogos são perfeitos,provavelmente é o filme com os melhores e mais memoráveis da história do cinema, muitos deles com um leve toque de cinismo. Um de seus diálogos mais famosos é entre Ilsa (Bergman) e Sam:

"Ilsa: Toque uma vez, Sam. Pelos bons velhos tempos.Sam: Eu não sei o que você quer dizer, Senhorita Ilsa.Ilsa: Toque, Sam. Toque "As Time Goes By"....."Play it again,Sam...."

E na despedida do casal de amantes,a frase...."We still have Paris "sintetiza toda a emoção daquele amor que jamais se consumará novamente.....talvez eles nunca mais se vejam...

Um filme perfeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário