segunda-feira, 18 de maio de 2009

FESTIVAL DE CINEMA DE CANNES- BRASIL

Durante a história do Festival de Cinema de Cannes,o Brasil marcou sempre presença.
.
A participação mais marcante foi com o premiado com a Palma de Ouro,"O Pagador de Promessas",em 1962.Dirigido por Anselmo Duarte, foi o primeiro filme em língua portuguesa a receber o principal prêmio de Cannes.
Mas antes,em 1953,"O Cangaceiro",de Lima Barreto levou oprêmio de Melhor Filme de Aventura.
.
Eis a lista dos premiados brasileiros em Cannes:
.
1953 - Melhor Filme de Aventura - O Cangaceiro, de Lima Barreto.
1962 - Palma de Ouro - O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, primeiro filme em língua portuguesa a receber o principal prêmio de Cannes.
1967- Prêmio da Crítica Internacional - Terra em Transe, de Glauber Rocha.
1969 - Melhor Direção - Glauber Rocha, por O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro.
1977 - Prêmio Especial do Júri - curta-metragem - Di Cavalcanti, de Glauber Rocha.
1982 - Melhor Curta-Metragem de Animação - Meow, de Marcos Magalhães.
1986 - Melhor Interpretação Feminina - Fernanda Torres, por Eu Sei que Vou Te Amar, de Arnaldo Jabor.
2002 - Primeiro Prêmio Cinéfondation (para filmes universitários de até 60 minutos) - Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente.
2008 - Prêmio Un Regard Neuf na seção paralela Quinzena dos Realizadores - Muro, de Tião.
2008 - Melhor Interpretação Feminina - Sandra Corveloni, por Linha de Passe.
.
Em 2008,o Brasil foi representado pelo excelente "A festa da menina morta",dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele,que foi selecionado para a mostra "Um certo olhar", parte da seleção oficial de Cannes, mas fora de competição;"Linha de Passe",de Walter Salles e Daniela Thomas,premiado com a melhor interpretação feminina;e "Ensaio sobre a cegueira",de Fernando Meirelles,que abriu a Mostra do ano passado.
.
Este ano,em sua 62°edição,Cannes recebe "À deriva",de Heitor Dhalia, com Vincent Cassel e Deborah Bloch no elenco, em mostra fora de competição,a mostra paralela "Um certo olhar".
.
"Ter um filme selecionado em Cannes é ver um sonho se realizando. Há dois anos, estive lá justamente para anunciar o projeto de 'À deriva'. Quem é cinéfilo sabe o que essa notícia significa..." - disse Dhalia, cujo filme é uma co-produção americana O2 Filmes (de Fernando Meirelles) e a Focus Fearures.
"À deriva" é protagonizado pelo francês Vincent Cassel (de "Senhores do crime" e "Irreversível"). Casado com a musa italiana Monica Bellucci, ele fala português em todo o filme no papel do marido de Clarice, personagem vivida por Deborah Bloch. A filha de 14 anos do casal, cujo papel coube à estreante Laura Neiva, faz o rito de passagem para a idade adulta em meio às descobertas do amor, a traição do pai e a separação na família. A brasileira radicada no exterior Camilla Belle (de "10.000 A.C.") vive a amante de Vincet Cassel. Cauã Reymond faz uma participaçã especial.
.
Outros brasileiros a participarem são Eduardo Valente,com seu primeiro longa,"No meu lugar";e "Chapa", curta-metragem dirigido pelo estudante da Fundação Armando Álvares Penteado Thiago Ricarte, foi selecionado para ser exibido na paralela Cinéfondation, que dá espaço a trabalhos de estudantes de cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário