segunda-feira, 6 de julho de 2009

Cinema & Esportes


Já comentamos aqui a parceria Cinema/Futebol,mas não é só o esporte bretão que serviu de inspiração para bons roteiros cinematográficos...


O esporte,de modo geral,serve para fortalecer o indivíduo,não só fisica,mas espiritualmente..."Mens sana in corpore sano"....Através do esporte,individual ou em grupo,aprende-se a lutar por um objetivo,superar limites,respeitar o "adversário"....faz bem para o crescimento do ser humano...


O Cinema aproveitou esse lado dramático do esporte e produziu excelentes filmes....Boxe,corrida,baseball....várias modalidades foram retratadas e transformaram-se m filmes inesquecíveis...Citarei alguns,aqui,a meu ver os mais marcantes...


-A série "Rocky,o lutador",com Sylvester Stallone,é um filme bastante popular(possuiu 6 continuações) e retrata a vida de um boxeador,de origem humilde que,através do esporte,consegue progredir na vida.O personagem é dedicado,não desiste de seu objetivo...vencer!


O primeiro filme é de 1976 e dirigido por John G. Avildsen.A saga do personagem Rocky Balboa se propaga em Rocky 2 - A Revanche (1979), Rocky 3- O Desafio Supremo (1982), Rocky 4(1985), Rocky 5(1990) e Rocky Balboa (2006).


Mas é um pouco "americano" demais,mostra os EUA como o país das oportunidades,e Rocky,a partir do segundo filme,usa um calção com as cores da bandeira americana.

No episódio 4,o inimigo a ser combatido é a URSS,salientando ainda mais o espírito americanista da série.No episódio 6,Rocky volta aos ringues,aós perder a esposa,mas é derrotado...o que nãoimporta,pois ele se superou tendo uma nova chance de lutar...E a mensagem que passa é"nunca desista de seus sonhos..."


Talvez por causa desse otimismo e o fato de Rocky lutar mais com o coração do que com os punhos é que a série tenha alcançado tamanho sucesso de público...Foi vencedor de alguns Oscars,inclusive o de filme em 1977.


Nenhum comentário:

Postar um comentário