sábado, 25 de julho de 2009

ONCE UPON A TIME IN THE WEST....

Comentarei,agora,um assunto já abordado,mas que rendem vasto material para comentários...os filmes de western...
Um gênero tipicamente americano,mas explorado também em países como Itália e Espanha,como já dito...

O que pretendo é tentar elucidar as mensagens transmitidas por esse gênero de filme.
A questão principal é a formaçaõ da América(leia-se EUA),seus homens e mulheres fortes e corajosos,que desbravaram ambientes inóspitos para construir o que veio a ser uma das nações mais poderosas do planeta.

Essa conquista foi feita com atrocidades contra os índios nativos,exploração humana...e,em diversos filmes dos anos 50/60,os indígenas são vistos,invariavelmente,como selvagens ,cruéis,uma visão maniqueísta,que só mudou décadas mais tarde...."Dança com lobos",por exemplo,vê o índio como uma nação que lutou por sua sobrevivência,sem pré-conceitos...

O mesmo acontece em "O último dos moicanos",há toda uma lealdade,fidelidade,justiça entre os índios...e também mostra aqueles que se corromperam,se venderam ao "homem branco".

Retornando ao passado,quem melhor encarnou o herói do Oeste,que poderia ser considerado símbolo dessa era de lutas,injustiças e coragem foi John Wayne.

Fazendo papéis de xerifes meio desajustados,cavaleiros solitários,John Wayne sempre estava ao lado da justiça e da verdade....Seus filmes e personagens são inesquecíveis...

John Wayne é sinônimo de western...

Nenhum comentário:

Postar um comentário