sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cinema & Música IV

No Cinema Nacional,a música,a trilha sonora também é parte importante da trama...

Pretendo recuar um pouco no tempo e comentar uma trilha que,para mim,é belíssima.Não sei se a melhor de todos os tempos,pois isso é questão subjetiva.Falo da trilha sonora de “Apassionata”,filme de 1952,dirigido por Fernando de Barros,cuja trilha sonora ficou a cargo de Enrico Simonetti.
O enredo gira em torno da pianista Silvia Nogalis(Tonia Carrero),capaz de tudo por sua arte.Após ser acusada de assassinar o marido,um famoso maestro,ela consegue se livrar da culpa,interpretando de modo brilhante “Apassionata”,de Beethoven.
As cenas de praias desertas,onde Silvia encontra o amor e descobre-se a si mesma,emolduradas pelo som de “Apassionata” são sublimes.Ela entrega-se à carreira,desistindo de amar.Não se consegue imaginar o filme sem a música de Beethoven,que reprenta a alma da pianista.Como curiosidade,tais cenas foram gravadas em Itanhaém,litoral sul de São Paulo.
Cinema e música se completam,não se pode imaginar o cinema sem música.Enredo,direção,atores,técnica,trilha sonora,quando bem orquestrados fazem do conjunto uma obra-prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário