domingo, 1 de fevereiro de 2009

50 anos da Nouvelle Vague-III

FONTE:http://www.criticos.com.br/new/artigos/critica_interna.asp?secoes=2&artigo=657

OS PRINCÍPIOS DA NOUVELLE VAGUE

Os denominados princípios da "escola artística" da Nouvelle Vague são resumidas desta forma pelo livro-chave de Michel Marie, com pequenos acréscimos de Truffaut:"O Corpo Doutrinário" :

- Os fundamentos críticos da Nouvelle Vague se apóiam na "politique des auteurs" primeiramente promulgada em artigo de Truffaut, então critico dos Cahiers de Cinema, no nº 31, em 1954.

"O Programa Estético" - Decorre do primeiro princípio, ou seja, com filmes pessoais, escritos e concebidos por seus autores.

"A Estratégia" - É a do baixo orçamento e da autoprodução, economizando em setores onde estão costumeiramente os itens mais caros: vedetes e estúdios.

"O Manifesto" - É o texto de François Truffaut no qual seu autor investe contra o tradicionalismo e a estagnação do cinema francês.

"O Suporte Intelectual" - Naturalmente o dos Cahiers du Cinéma.

“A Estratégia Promocional” – Concebida e posta em prática por François Truffaut, notadamente nas páginas do semanário Arts, no qual sua ação decidida o transforma em líder da Nouvelle Vague.

"O Teórico" - É André Bazin (também o ideólogo da Nouvelle Vague, apesar de divergir politicamente de muitos dos seus integrantes), autor das teorias da ontologia e do realismo cinematográfico.
O ponto-de-vista dominante nos Cahiers será o de Bazin, exposto por Godard em O Pequeno Soldado (Le Petit Soldat), de 1960/63: "A fotografia é a verdade; o cinema, a verdade 24 vezes por segundo".

"Os Adversários" - Os críticos da Nouvelle Vague e todos quantos, em revistas e jornais, resistem às mudanças propostas.

CARACTERÍSTICAS RECORRENTES DOS FILMES DA Nouvelle Vague:

Algumas características recorrentes dos filmes da Nouvelle Vague foram resumidas esquematicamente pelo citado Michel Marie. Ei-las:
(a) o autor-diretor;
(b) a improvisação responsável;
(c) o cenário natural ("Recuso-me, a não ser em situações excepcionais, a filmar em estúdio. Não é uma questão de princípio, mas de economia e estética" - François Truffaut) ;
(d) a equipe "leve", ou seja, não há necessidade de tantos assistentes, operadores e pessoal de apoio;
(e) o som direto;
(f) a película de alta sensibilidade;
(g) o equipamento de filmagem da melhor qualidade; e
(h) a utilização freqüente de atores não-profissionais.
(Ironicamente, o menino inexperiente Jean-Pierre Léaud, utilizado por François Truffaut em Os Incompreendidos, logo se transformaria num dos atores profissionais preferidos do cinema francês, participando até mesmo,em 1972,de O Ultimo Tango em Paris de Bernardo Bertolucci, ao lado de Marlon Brando e Maria Schneider . Léaud atuou ainda em vários filmes de François Truffaut).

Nenhum comentário:

Postar um comentário