quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CINEMA E MÍDIA-III

Pretendo discutir aqui o Cinema como veículo de Mídia Publicitária,ou seja,as técnicas cinematográficas empregadas na Publicidade,além desta coexistir dentro de um filme.Sabemos que a Publicidade brasileira é uma das mais criativas e sofisticadas do mundo,ganhadora de diversos prêmios.E,talvez por isso,o cinema publicitário nos deu grandes diretores,como é o caso de Fernando Meirelles,que começou com uma produtora independente,realizando programas para a TV,como a série infantil de sucesso,Rá-Tim-Bum.

Posteriormente,ingressou com sucesso no mercado publicitário.Sua empresa de propaganda,O2 Filmes,tornou-se uma das mais respeitadas e procuradas do país.A partir dai,foi um pulo para ingressar no cinema,com o sucesso de "Cidade de Deus".Seus filmes em língua inglesa,"O Jardineiro Fiel" e "Ensaio sobre a cegueira" são excelentes.Outros diretores que advém do meio publicitário são Walter Salles e Sérgio Machado.Aqui,uma curiosidade....diretores oriundos da publicidade são,em geral,bem-sucedidos ao migrarem para a “Sétima Arte”,mas o contrário,é mais difícil de ocorrer com sucesso.O cineasta do meio publicitário está acostumado a trabalhar sob pressão,prazos apertados a cumprir,cenário em que o profissional de cinema tem dificuldade para se adaptar.

Mas a publicidade pode estar “dentro” do filme,o que é conhecido por Merchandising.Tal técnica publicitária existe desde o início da indústria cinematográfica : nos anos 40, as cenas onde os atores apareciam fumando eram pagas.Isso gerou um boom na indústria de tabaco americana:todos queriam um pouco do glamour exibido nas telas....o que era conseguido,pensavam os espectadores,fumando como seus ídolos.Um dos princípios da publicidade e propaganda é comunicar, ou seja, emitir uma mensagem que seja absorvida pelo consumidor-alvo e retorne como resultado.Assim,a ferramenta cinema funciona perfeitamente,pois é considerada a mídia com menor índice de dispersão.

E,hoje em dia,os filmes publicitários são elaborados visando,não apenas a veiculação na TV,mas também as salas de cinema,por isso a preocupação com a estética,a utilização de equipamentos digitais de alta geração,etc.São filmes realizados no formato 30’ (semelhantes aos exibidos na TV), mas de alta qualidade.O patrocínio de um filme e ações de “no mídia” dentro dos ambientes dos cinemas são outras formas de propaganda aliada ao cinema.Dito isso,podemos afirmar que a propaganda presta serviço ao cinema. Ações publicitárias são fundamentais na criação de mitos como a trilogia Star Wars,por exemplo, que movimenta milhões de dólares com produtos da sua franquia. Cada vez mais são garimpados novos espaços para se anunciar uma empresa ou produto. Se puder associar uma marca a um personagem fica melhor ainda.

O que já é realidade na indústria americana começa a se desenvolver no Brasil. Uma pesquisa apontou que junto ao crescimento de público do cinema brasileiro houve um aumento no apoio da iniciativa privada e grandes corporações. A criatividade dos cineastas brasileiros é indiscutível, porém é inegável que, com mais verba, melhora a qualidade das produções. Com melhores produções, aumentam os espectadores. Mais espectadores significam mais pessoas expostas a possíveis ações publicitárias. É bom para a propaganda e para o cinema nacional, é bom para todos nós.Concluindo,essa união Cinema-Publicidade tem tudo para ser duradoura e frutífera...FONTE de PESQUISA:http://www.cinema.com.br/site/opiniao-interna1.php?id=167

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