quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CINEMA E MÍDIA-II

Aqui,vamos discutir o Cinema como Mídia de Educação.O nome de nosso blog e de nossa comunidade no Orkut já transmite nossa convicção de que Cinema é fonte de conhecimento.Nos dias atuais,com a popularidade da Internet,onde qualquer informação pode ser obtida a um clique do mouse,fez-se necessário rever e atualizar as formas de ensino tradicionais.

Algumas teses foram desenvolvidas sobre esse assunto. A criança e o jovem de hoje não se contenta mais em aprender com livros e quadro negro.Sua vivência cotidiana com a tecnologia exige mais.Além do uso da Internet em sala de aula,muitas escolas e universidades recorrem ao Cinema para complementar aulas teóricas.Através dos filmes,pode-se,por exemplo,ilustrar determinado fato histórico que está sendo estudado,ou conhecer lugares distantes,citados em uma aula de Geografia...além do que,forma nesse público o gosto pela sétima arte.Estudos foram realizados sobre o comportamento de crianças,na faixa etária de 7 a 11 anos,que nunca haviam entrado em uma sala de cinema.

o encantamento com o que se vê na tela é notado por seus olhos arregalados,gritos nos momentos de suspense da trama sendo exibida,risadas nos momentos alegres....enfim,há um total envolvimento desses pequenos espectadores pela magia que o Cinema provoca.Desse modo,o interesse deles por determinada matéria só irá crescer,fazendo-os aprender muito mais,se esta for ilustrada por um filme pertinente ao assunto.Mas é fundamental que as crianças e os professores tenham acesso a produções cinematográficas criteriosas e relevantes à educação.Deve-se incutir na criança a possibilidade de assistir a um filme ,não apenas como mero entretenimento,mas como fonte de aprendizado e passível de discussão,já que cada pessoa poderá tirar uma conclusão da história que foi contada na tela.Tal conclusão/interpretação dependerá do contexto sócio-cultural a que essa criança pertence,região onde mora,familiaridade ou não com a linguagem cinematográfica,etc.
O que é fundamental é que os professores tenham consciência de todos esses fatores externos para que possam utilizar a “mídia-educação” cinematográfica em sua plenitude,retirando o máximo dessa ferramenta de ensino moderna,inserindo a criança no contexto cultural,fazendo-a tomar gosto por essa forma de arte.Também o estudante adulto,das universidades,pode se valer do Cinema como veículo de aprendizado,não só o estudante de Cinema,que tem nos filmes exemplos das inúmeras linguagens e possibilidades existentes na realização de um filme,mas também o de outras áreas.Um estudante de Letras,por exemplo,poderá se valer da adaptação de uma obra literária para as telas para observar as diversas interpretações que tal obra possa ter,dependendo da linguagem utilizada;um estudante de História verá um momento importante ilustrado nas telas,e assim por diante....


O Cinema faz parte de nossa vida,de nosso cotidiano.Nada mais normal que extrapole seu papel de entretenimento e seja utilizado no campo educacional.Segundo estudiosos:“A relação entre cinema e educação, inclusive a educação escolar, faz parte da própria históriado cinema, uma vez que desde os primórdios da produção cinematográfica a indústria docinema sempre foi considerada, até mesmo pelos próprios produtores e diretores, um poderosoinstrumento de educação e instrução.Por exemplo,registra-se que os primeiros filmes exibidos tinham ocaráter de documentar a vida de outras regiões, desconhecida pela maioria das pessoas emParis.

A relação entre cinema e conhecimento, entretanto extrapola o campo da educaçãoformal, o cinema é um arranjo fílmico e também pode ser considerado um arranjo didático,em que o espectador, ao concentrar-se na história, aprende a olhar para o mundo, criando comas imagens uma nova visão do que é importante, ou seja,novas formas de valoração domundo através do contato com outras maneiras de ver e perceber os sons e as imagens.”O cinema influencia sobremaneira a vida das pessoas: o filme, independente do gênero, proporciona ao público a possibilidade decriar e recriar sentidos, e sob este aspecto poderá nas escolas, influenciar e estimular o aprendizado e a sensibilidade dos estudantes de diversas faixas etárias.
Concluindo, o cinema pode ser uma importante ferramenta de apoio à educação, e a socialização doconhecimento pode advir desta ferramenta pedagógica, sendo essencial que o educador seja oelo de ligação entre este recurso midiático e os estudantes, podendo representar uma relaçãomais humanizada entre o docente, o aluno e o futuro,consolidando a aprendizagem.FONTE de PESQUISA:http://www.midiativa.tv/index.php/midiativa/content/view/full/2957http://www.isepe.com.br/_download.php?4f44673d&CArqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário