sábado, 7 de fevereiro de 2009

FESTIVAIS DE CINEMA

Esta semana,iniciou-se em Berlim a 59° Berlinale,o Festival de Cinema de Berlim,cujas notícias vocês podem acompanhar em nossa comunidade.Vamos falar um pouco sobre a origem,a história desses festivais,eventos de grande importância no mundo do Cinema,capazes de alavancar um filme.Os principais festivais são o de Berlim,Cannes,Veneza,Rotterdam,Havana,Sundance,Toronto,etc.No Brasil,destacamos o Festival de Gramado e de Brasília,mas há muitos outros que começam a ganhar relevância.

Esses eventos,em geral. propiciam uma oportunidade para cineastas desconhecidos mostrarem seus filmes para uma platéia de verdade e serem analisados por críticos profissionais,além de atraírem a atenção da imprensa especializada,de agentes e compradores.Filmes de cineastas desconhecidos e /ou iniciantes podem se tornar sucesso de público após serem premiados nesses festivais.FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE CANNESÉ o mais famoso,que exala glamour,por sua própria localização geográfica(a Riviera Francesa).Aspirantes a atriz do mundo todo costumam invadir o lugar para posar para os papparazzi e conseguirem seus 15 minutinhos de fama.

Foi criado pelo governo francês em 1939,mas por causa da Segunda Guerra Mundial,sua primeira edição deu-se apenas em 20 de setembro de 1946,tendo como sede o Cassino de Cannes,entre outros.A partir de 1951,passa a se realizar em maio,como é até hoje.No início,o Festival de Cannes era famoso por suas festas e glamour ,mas,ao longo dos anos, o evento passou a ganhar mais status também junto à comunidade cinematográfica. Hoje, é terreno de pré-estréias de realizadores consagrados, além de receber um dos mais importantes mercados de cinema internacional - o Marché du Film -, o que lhe empresta um caráter muito mais sério. O Festival de Cannes também é importante plataforma comercial para realizadores do mundo todo, que levam seus trabalhos até lá, a fim de obter distribuição mundial.

Inicialmente, os filmes eram selecionados pelos países de origem, não pela organização. No entanto, em 1972, atendendo a pedidos do presidente do evento na época, decidiu-se que a seleção dos trabalhos exibidos ali seria feita pelos próprios organizadores. A mudança é tida como um marco na história de Cannes e foi rapidamente adotada por outros eventos similares ao redor do mundo, como Festival de Berlim e Veneza.A Seleção Oficial do Festival de Cannes é composta pelos Filmes em Competição, Filmes Fora de Competição, Curtas-Metragens em Competição, Un certain regard ("Um Certo Olhar") e Cinéfondation ("Cine-Fundação"). O Festival de Cannes também exibe produções em mostras que ocorrem paralelamente, como a Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores, criadas em 1962 e 1969, respectivamente. O prêmio Caméra d'Or ("Câmera de Ouro") foi criado em 1978.

Hoje em dia, o Festival de Cannes não prestigia somente diretores consagrados, mas também os jovens promissores. A mostra paralela Cinéfondation foi criada em 1998 para a exibição de uma seleção de curtas e médias-metragens realizados por estudantes de cinema ao redor do mundo. Desde então, mais de dois mil trabalhos de todos os continentes foram exibidos nesta mostra.Sua principal premiação,a Palma de Ouro é entregue desde 1955. Antes, o prêmio de Melhor Filme em Cannes recebia a Grand Prix du Festival International du Film ("Grande Prêmio do Festival Internacional").O Pagador de Promessas (1962) foi o primeiro e até agora o único filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro em Cannes.



FESTIVAL INTERNACIONAL DO FILME DE BERLIM-BERLINALE

Acontece todos os anos, em fevereiro,desde 1951 e foi criado por iniciativa norte-americana,após a Segunda Guerra Mundial.O júri sempre deu ênfase a filmes representativos de todos os lugares do mundo, do antigo bloco de leste bem como dos países ocidentais. Os prêmios são chamados de Urso de Ouro e Urso de Prata sendo que o urso é o símbolo de Berlim.O Brasil recebeu doisUrsos de ouro:em 1998,com Central do Brasil,de Walter Salles; e,em 2008,com Tropa de Elite,de José Padilha.Em breve,continuaremos a falar mais um pouco sobre a origem dos Festivais de Cinema...

2 comentários: