domingo, 25 de janeiro de 2009

CInema e atualidade

O cinema,como transmissor de conhecimento,tem também a função de retratar problemas e acontecimentos atuais,para proporcionar ao espectador a oportunidade de pensar sobre determinado assunto,guiado pela visão do diretor/roteirista.

Atualmente,muitos filmes tem sido produzidos abordando problemas como os conflitos no Oriente Médio,atentados,problemas no Continente Africano,violência nas ruas do Brasil,etc.

Citarei aqui,como exemplo,o documentário "Novo Século Americano"-
Il nuovo secolo americano
Direção: Massimo Mazzucco
Roteiro: Massimo Mazzucco

Sinopse: Após apresentar as inconsistências da versão oficial dos atentados de 11 de setembro no documentário "Engano Global", em "Novo Século Americano" o diretor Massimo Mazzucco aborda os bastidores históricos, filosóficos e econômicos dos ataques terroristas de 2001, sugerindo que eles não foram perpetrados por terroristas muçulmanos, mas concebidos e orquestrados pela própria administração americana que estava no poder à época dos eventos. Esse documentário foi adquirido por Fernando Meirelles e distribuido no Brasil pela produtora O2 filmes.

Após a posse do presidente Barack Obama e do fim dos oito longos anos da era Bush, ainda há muito o que discutir em torno do episódio que marcou toda administração do chefe de Estado republicano. É o que o cineasta Fernando Meirelles espera ao comprar os direitos do documentário Novo Século Americano, do diretor italiano Massimo Mazzucco, que toca na ferida deixada pelos episódios de 11 de setembro de 2001 com a tese de que os ataques terroristas não teriam sido planejados pelos mulçumanos, mas sim pela administração norte-americana que estava no poder na época do episódio. Adquirido pela O2 Filmes, do diretor Fernando Meirelles, o longa será distribuído com o auxílio da MovieMobz, que vai lançá-lo nos cinemas na coletânea I Love War, junto com Um Táxi Para a Escuridão, documentário vencedor do Oscar 2008, que mostras as torturas praticada pelo exército norte-americano no Iraque, Afeganistão e Guantánamo.Através de uma investigação dos bastidores políticos, históricos e econômicos dos ataques, Mazzuco, segundo Meirelles, mostra como o governo norte-americano criava episódios que justificavam a entrada do país em várias guerras que participaram neste último século."É um dos documentários mais impactantes que eu já vi. (...) entrei no cinema com um natural ceticismo a respeito da tese que ele defendia. Aos poucos fui ouvindo depoimentos de generais, pessoal da CIA ou gente do governo, e comecei a colocar em dúvida minha certeza sobre o absurdo da tese", declarou Meirelles.


Não é a primeira vez que Mazzuco toca no vespeiro do 11 de setembro. Em Inganno Globale, de 2006, ele apresentou as inconsistências da versão oficial dos ataques. A diferença deste para Novo Século Americano é que, de acordo com Meirelles, o segundo apresenta uma revisão histórica da política dos Estados Unidos. Mazzuco também é o editor responsável do Luogo Comune, um site italiano de notícias centradas nos eventos que culminaram na discutível "guerra ao terror" perpetuada pelo presidente Bush. A Internet é, aliás, a matéria-prima de Mazzuco, já que seu documentário foi feito a partir de várias imagens e informações retiradas da rede. Isso comprova que além de ser uma voz política importante e ativa, é um cineasta ligado nos novos tempos. FONTE:http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_Filme.aspx?ID_NOTICIA=27056&ID_FILME=8588&aba=cinenews

Mais informações sobre o assunto,consulte o tópico em nossa comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=78328377&tid=5287794749739728005&na=1&nst=1

Um comentário: