sábado, 24 de janeiro de 2009

Cinema e Teatro III

Kenneth Branagh

Kenneth Branagh já foi aclamado como o ''novo Lawrence Olivier'' por sua paixão e seu talento em suas diversas adaptações das obras de William Shakespeare, como ''Muito Barulho por Nada'', ''Henrique V'' e ''Othello''.
vieram
Sua paixão pelas artes dramáticas surgiu aos 15 anos, quando viu uma apresentação do ator clássico Derek Jacobi – não por um acaso, interpretando ''Hamlet'', texto de Shakespeare (Jacobi, aliás, viria a se tornar parceiro de Branagh em diversos filmes). Desde então, Branagh estudou e atuou o quanto pode e, aos 18, conseguiu ingressar a prestigiada Royal Academy of Dramatic Arts (RADA), em Londres.À vontade no ambiente da RADA, Branagh deslanchou. Suas performances atraíram cada vez mais as atenções de colegas, professores e críticos, e, no papel de Hamlet, ele ganhou o principal prêmio da escola, o Bancroft Award.
para Branagh não era suficiente. Seu prestígio aumentou ainda mais quando conseguiu entrar na seletíssima Royal Shakespeare Company. Era a máxima realização de um fã fervoroso do Grande Bardo, mas o sonho durou por pouco tempo. Não porque Branagh não fosse talentoso o suficiente – ele continuava recebendo elogios unânimes – mas porque achava tudo muito burocrático. Branagh era um empreendedor, e acabou saindo da RSC para fundar a Renaissance Theatre Company. A RTC começou humilde e, por vezes, foi considerada uma decepção pela crítica teatral. Mas, aos poucos, foi reunindo um elenco fixo fenomenal, que incluía Judi Dench (''Shakespeare Apaixonado''), Emma Thompson (''Razão e Sensibilidade''), Richard Briers e Derek Jacobi. Quando se tornou um grande diretor de cinema, Branagh carregou os colegas consigo – todos eles são figurinhas fáceis em seus filmes.
Já em Hollywood,realiza a adaptação de Shakespeare ''Muito Barulho por Nada''. Este último é considerado um dos melhores filmes de Branagh, por sua leveza, ótimas interpretações e um senso estético fiel à poesia do Grande Bardo. Com ''Muito Barulho por Nada'', já dava para observar o cacife de Branagh: ele conseguiu para seu elenco Denzel Washington, Keanu Reeves, Michael Keaton, Robert Sean Leonard e Kate Beckinsale.

Depois desse,vieram as outras adaptações:"Hamlet","Henrique V",como diretor.E "Othello" e "Ricardo II",apenas como ator.

Como já discutimos aqui,o teatro,Shakespeare em especial,fornece vasto material para o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário