quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Roteiro Cinematográfico!...

Aqui,pretendo discutir sobre os aspectos técnicos do cinema,apenas um esboço para conhecimento.Um filme é composto por diversas etapas:produção,roteiro,sonorização,decupagem,montagem,edição,legendagem,dublagem,trilha sonora,efeitos sonoros,continuidade,efeitos especiais.


Vamos começar falando sobre o roteiro.Um roteiro de cinema pode ser definido como uma tentativa sistemática e ordenada para prever o futuro filme. É uma previsão do que se concretizará,registrando a descrição, cena por cena, enquadramento por enquadramento e das soluções de todos os problemas técnicos e artísticos que se prevê para a realização do filme.A primeira coisa a ser desenvolvida por um roteirista é o argumento:a idéia trabalhada sobre a qual se desenvolverá uma sequência de atos e acontecimentos, que constituirão, futuramente, o roteiro,que é dividido em cenas,e é a base de um filme,o que dá origem a toda a obra.O roteiro é o texto do filme, geralmente originado no argumento, mas adaptado com falas e cenas, para ser filmado. É basicamente a transcrição da história de uma forma que possa ser montada e encenada.

Um bom roteiro original ou adaptado,é garantia de um bom filme:é a ferramenta, um discurso verbal e escrito que permite que o filme seja visualizado pela equipe. Antes desta visualização, há a imaginação e pesquisa, seguida da vivência do roteirista.O roteiro pode ser original,criado especialmente para aquele filme;ou adaptado de obras literárias ou teatrais.Neste caso,o trabalho do roteirista é transcrever e adaptar de uma linguagem para a outra.Consulte o item “Cinema e Literatura” para maiores informações sobre isso.Observe que o roteiro permite minimizar os riscos de perdas de investimentos e enredo, dando uma perspectiva ao diretor do quê e como pode ser filmado. Através do roteiro escrito há a possibilidade de calcular quantos atores, cenários, equipamentos e estúdios serão necessários e o financiamento para todos estes elementos.Um bom roteiro apresenta três partes essenciais que precisam estar bem desenvolvidas: personagem, estrutura e enredo.

O enredo é dividido da seguinte forma: Parte 1: a introdução do filme, delimitando os personagens e suas açõesParte 2: o desenvolvimento do filme, a confrontação, que se divide (através do ponto central) em duas partes. Parte 3 :define o filme, o desfecho da história.

Esta é a estrutura de um roteiro clássico.Mas há inúmeras possibilidades de criação de roteiros não lineares,iniciando-se pelo final,com idas e vindas,várias histórias paralelas que se intercalam...Um dos roteiristas mais criativos,atualmente,é Quentin Tarantino,que inovou desde sua estréia como roteirista e diretor,com “Cães de Aluguel”,sendo,inclusive, premiado com o Oscar de melhor roteiro original por “Pulp Fiction”.“Short cuts”,de Robert Altman,com suas 8 histórias paralelas,que se entrelaçam e “21 gramas “ ,com direção de Alejandro González-Iñárritu e roteiro de Guillermo Arriaga são outros exemplos bem-sucedidos de roteiros não convencionais.

Estrutura:Após o enredo ter sido desenvolvido,pensa-se na elaboração da estrutura narrativa, na criação dos personagens e descrição do cenário.A estrutura narrativa segue o padrão utilizado pela Literatura,apresentando-se três tipos de narrador:• Onisciente - quando tem conhecimento completo de toda a narrativa e todo os aspectos de cada personagem e situação; é o narrador mais comum na literatura clássica • Incluso ou Participante - quando participa da narrativa como um dos personagens; pode narrar em primeira pessoa ou apenas como observador • Oculto ou Ausente - quando não se mostra aparente.

Vale notar,aqui, que a indústria de Hollywood costuma utilizar uma estrutura narrativa rígida e simplificada em seus roteiros.Segundo estudiosos,por exemplo,os eventos de mudança de rumo nas tramas (plot points) estão sempre em pontos razoavelmente fixos na cronometragem dos filmes (aos 30 e aos 90 minutos, respectivamente). E isto, por sua vez, teria sido resultado de décadas de testes com o público na base da tentativa-e-erro.Personagens:Por muito tempo,nos enredos tradicionais,a criação dos personagens utilizou a divisão entre o bem e o mal,o mocinho e o bandido,o protagonista (herói) ,seu antagonista (o vilão),sem esquecer da mocinha,o par romântico.

Essa visão maniqueísta de mundo não é mais vista.Cada vez mais os personagens aproximam-se de um ser humano normal,com sentimentos conflitantes,qualidades e defeitos.O “anti-herói”,alguém que não se enquadra no mainstream,também pode ser o protagonista da história.Um exemplo de anti-herói seria o detetive Sam Spade em “O Falcão Maltês”.Cenário:Este pode ser realista,um retrato do mundo em que vivemos;geo-ficcional,quando se cria um lugar fictício para se ambientar a ação;e fantástico,outra realidade,que não a do mundo real(como “Guerra nas estrelas”).Ressalto que,aqui,pretendi dar apenas uma pincelada sobre aspectos técnicos do Cinema.Em breve,voltaremos ao assunto.

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