segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

FIGURINOS...

Continuando nossa explanação sobre a parte técnica de um filme,falaremos sobre o figurino.O figurinista deve conhecer muito bem a história a ser contada, pois o figurino revela muito dos personagens. Para elaborá-lo, o figurinista necessita levar em conta uma série de fatores, como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.O figurino é mais do que uma simples veste, pois possui uma carga, um depoimento, uma lista de mensagens implícitas visíveis e subliminares sobre todo o panorama do filme.Possui,também,uma função específica dentro do contexto e perante o espectador.

Por exemplo,através do figurino,o espectador pode perceber a que classe social o personagem pertence assim que este surge na tela.Demonstra,também,muito da personalidade do personagem,seu modo de vida. O espectador,ao olhar o conjunto, faz a identificação imediata da situação ou do simbolismo do personagem dentro do filme,junto com os outros elementos cênicos, e assim, pode captar a cena sem que nenhum som seja emitido.Tais elementos influem e contribuem juntamente com o cenário e iluminação para a compreensão da cena.Enfim, o figurino é parte essencial de um filme, pois através dele se cria uma linguagem de formas, cores, texturas; transmite-se a época, a situação econômica política e social, indica a região ou cultura, estilo do personagem, estação climática, aspecto psicológico,todos os elementos necessários à compreensão do todo.Relação do figurino com os elementos da narrativa:

Espaço-tempo:

O figurino faz parte do conjunto de significantes que molda os elementos tempo e espaço: para nos convencer que a narrativa se passa em determinado recorte de tempo, em um certo período da história (presente, futuro possível, passado histórico etc.), época do ano , hora do dia (noite, manhã, entardecer) .Pode também demonstrar a passagem desse tempo. Quanto ao espaço, o figurino ajuda a definir (ou tornar imprecisa) a localidade geográfica onde a história se passa.O tempo pode ser definido ,com o auxílio do figurino ,em modo sincrônico ou diacrônico.No modo sincrônico, o figurino “molda o ponto histórico em que a narrativa se insere”: resgatando com exatidão e cuidado as vestimentas da época que o filme visa retratar,ou inserindo o filme em um determinado contexto histórico, procedendo a uma estilização que prevalece sobre a precisão, criando uma atmosfera menos real e mais manipulável, atemporal.

No modo diacrônico, a passagem do tempo é mostrada com auxílio da troca de indumentária dos personagens em meio à evolução do filme. Não são apenas os tempos distantes que são retratados pelo vestuário de um filme: o figurino também serve para definir a contemporaneidade do mesmo, e, eventualmente, como documentação histórica da moda da época retratada, seja como relator, seja como inventor que influenciará a moda de seu tempo.

Personagem:

O figurino serve à narrativa para ajudar a diferenciar (ou tornar semelhante) os personagens, e identificar em que arquétipo (clichê e estereótipo) se encaixam. O figurino, muitas vezes, serve como elemento para identificar o personagem e separá-lo da persona do ator que o interpreta.

Elementos de um figurino:

Os elementos básicos que compõem a elaboração de um figurino são:-Estilo,que pode ser classificado em: realista(comporta todos os figurinos que retratam o vestuário da época em que se passa o filme com precisão histórica); para-realista(o figurinista inspira-se na moda da época para realizar seu trabalho,mas a preocupação com o estilo e a beleza prevalece sobre a exatidão pura e simples); simbólico(quando a exatidão histórica perde completamente a importância e cede lugar para a função de traduzir simbolicamente caracteres, estados de alma, ou, ainda,criar efeitos dramáticos ou psicológicos).-Cores: expressam sensações e podem definir um contexto com muitos significados. Através das cores pode-se detectar o estado de espírito (alegria,tristeza...) e o gênero no qual a peça/filme está inserido (drama, comédia etc).
-Volume: produções estilizadas podem ser utilizadas de formas exageradas para enfatizar uma cena. Por exemplo, o volume é utilizado para ressaltar aspectos do corpo de um ator,como uma barriga saliente, em uma comédia.-Textura: através das texturas, pode-se demonstrar algo sobre o personagem,a que classe social a que pertence,por exemplo.-Contexto e ambiente:notemos que o figurino corresponde ao contexto pedido na cena, observando sua ambientação cultural e temporal.-Silhueta:é o que insere o figurino temporalmente.

-Movimento da roupa e do personagem: o figurino deve não apenas possuir movimento próprio para assim prender o olhar do espectador ao traçar seu caminho no filme ou no palco, como condizer com as necessidades de movimentação do personagem. -Elemento de destaque: para a construção do personagem, muitas vezes, um elemento de destaque a ser priorizado na concepção do figurino é utilizado.O elemento de destaque é observado pelo espectador através de conceitos como:-Contraste: entre cores, cenário, personagens, elementos antagônicos.-Exagero: excesso de freqüência de certo elemento, excesso de volume etc.-Ordem de aparição: primeiro elemento a ser notado pelo público.-Ausência: a falta de certo elemento na cena(ausência de roupas,por exemplo);-Deslocamento: Colocar um objeto do figurino em determinado local onde não estaria na realidade.


Concluindo,o figurinista interpreta e idealiza o que se exige para o figurino, desenvolve a pesquisa, cria os croquis, pode reelaborar figurinos já existentes, coordena a equipe de produção e organização do guarda-roupa. É necessário que o profissional tenha noções de cenografia, teatro, expressão corporal, iluminação, noções de espaço, arte, além de como se criar um traje,desenvolvimento de croquis, desenho técnico, modelagem, conhecimento sobre tecidos, acessórios, costura, etc.FONTE de PESQUISA:Wikipedia

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