sábado, 24 de janeiro de 2009

EFEITOS ESPECIAIS!...

Continuando nossa explanação sobre as técnicas empregadas na realização de um filme,hoje vamos abordar os Efeitos Especiais,que são técnicas utilizadas para se realizar cenas que não podem ser obtidas de modo “real”.Os Efeitos Especiais são designados pelas siglas,em inglês, SPFX, SFX ou simplesmente FX.Tais técnicas podem ser empregadas,também,para a obtenção de cenários dispendiosos,como um castelo medieval,por exempo.Com o advento da computação gráfica,esses recursos são infinitos.Pode-se dizer que,por mais absurdo que parecer a vontade do roteirista e do diretor,tudo é possível através dos efeitos especiais.Existem muitas técnicas diferentes de efeitos especiais, indo dos tradicionais efeitos teatrais (como os dos "Espetáculos da Restauração" ingleses de fins do século XVII), através das técnicas cinematográficas clássicas inventadas no início do século XX, tais como fotografia aérea e impressão ótica, até a moderna computação gráfica,já citada.

Freqüentemente, diferentes técnicas são utilizadas em conjunto numa única cena ou tomada para atingir o efeito desejado.Efeitos especiais são divididos em dois tipos. O primeiro tipo é o dos efeitos óticos (também denominados efeitos visuais ou fotográficos), os quais se baseiam na manipulação de uma imagem fotografada. Efeitos óticos podem ser produzidos ou de forma fotográfica (isto é, através de impressão ótica) ou visual (isto é, computação gráfica). Um bom exemplo de um efeito ótico poderia ser uma cena de “Jornada nas estrelas”,mostrando a USS Enterprise voando através do espaço.Os efeitos óticos abrangem os efeitos visuais em 2 e 3 Dimensões(raios laser,apagamento digital de fios,postes de iluminação,clonagem de imagens,etc),estes obtidos através de programas de computação sofisticados(tutoriais do Blender 3D, Adobe Photoshop, Lightwave 3D, 3D Studio Max, etc.).

O segundo tipo é o dos efeitos mecânicos (também chamados efeitos práticos ou físicos), os quais são obtidos durante filmagens ao vivo. Eles incluem adereços ou objetos de cena(por exemplo,as espadas de sabre utilizadas em Guerra nas Estrelas), cenários( a construção dos mesmos,efeitos atmosféricos—chuva,neblina) e pirotecnia( noções de como simular tiros de armas, fumaça, fogo e tiros no corpo ,usando pirotécnica ou ar comprimido).Mas,antes desses efeitos especiais se concretizarem na tela,é necessário um cuidadoso planejamento anterior.Todas as idéias passam antes para o papel,através de storyboards e desenhos conceituais das ações do filme onde serão aplicadas as técnicas de efeitos especiais.Uma outra técnica bastante utilizada e que dispensa programas de computação sofisticados é a miniaturização:desenhos esquemáticos são elaborados para a posterior construção de naves especiais(como as de Guerra nas Estrelas, Jornada nas Estrelas, Aliens, etc).

Tais miniaturas podem ser de papel (naves, aviões, foguetes, satélites, carros, motos, caminhões, locomotivas, trens, navios, etc.), mas passam por pintura e acabamento,para tornarem-se o mais real possível.São utilizadas em filmes-catástrofe,por exemplo,onde há explosões de carros,acidentes impressionantes....Muitas vezes,essas cenas são realizadas através da miniaturização.O campo dos efeitos especiais é vastíssimo e complexo.Aqui,dou apenas noções das técnicas utilizadas.Vale ressaltar,porém,que tais técnicas são válidas para filmes de ficção,terror....mas o cinema,o bom cinema,independe de tais efeitos.A principal função do cinema é contar uma boa história,envolver o espectador,como se aquilo exibido na tela fosse,de fato,real.E o veículo para exprimir tais emoções são os atores.Em breve,falaremos sobre atuação.

EXEMPLOS DE EFEITOS ESPECIAIS:

MATRIX: trilogia norte-americana e australiana ,a primeira parte realizada em 1999, dirigida pelos irmãos Wachowski e protagonizada por Keanu Reeves,foi um marco nas inovações em efeitos especiais e acabou por criar diversos clichês utilizados posteriormente em filmes de ação,como as imagens de projéteis se deslocando dentre ondas,em câmera lenta.O filme conta com os efeitos especiais mais complicados (e caros) de Hollywood como o bullet time, que congela a cena e dá um giro por ela. Outra coisa interessante é que não foram usados dubles.

Uma cena impressionante e marcante é a luta coreografada dos atores,que literalmente parecem voar em cena.Aqui ,utilizou-se a técnica do “cromaqui”,um fundo de tela azul,e os atores pendurados por ganchos,sendo içados para cima e para baixo,realizando movimentos coreografados.Depois,através de técnicas de colagem,um outro fundo,previamente gravado,é inserido na cena,dando o efeito desejado.**Curiosidade:O processo de cromaqui ou fundo azul, criado no final dos anos 30, permaneceu basicamente inalterado por décadas. Um ator era filmado em um palco diante de uma parede ou pano azul ou verde, e então uma cena de fundo diferente era filmada. Os técnicos removiam a cor do fundo com uma máscara, produziam transparências positiva e negativa, sobrepunham manualmente as fitas e as projetavam em um filme virgem – criando assim a cena composta final. Esse exercício de “impressão ótica” era trabalhoso e caro, mas eficaz. .

Apenas em meados dos anos 90 é que entrou em cena um processo totalmente computadorizado, pelo qual um programa converte os quadros do filme em arquivos digitais e permite que os artistas os manipulem . Os cineastas prontamente abraçaram a técnica por ser mais rápida, barata e refinada. Hoje, a maioria dos filmes é montada digitalmente.No entanto, os editores ainda precisam supervisionar o procedimento, corrigindo cores e acertando os contornos para que os espectadores não percebam aparições fugazes. Apesar da tecnologia, o processo ainda é uma forma de arte e exige o toque humano. O sucesso nos grandes estúdios gerou programas mais simples para fãs de vídeo digital e doméstico, como o Final Cut 6 e o Avid Xpress. Os produtos “quase equivalem a um sistema de edição e efeitos especiais de US$ 30 mil, em um pacote de software que sai por US$ 1.200”, garantem os especialistas.Mais um recurso para os cineastas independentes...FONTE de PESQUISA:Wikipédia, http://cinemagia.wordpress.com/2008/03/18/cromaqu

2 comentários:

  1. Na verdade eu estava esperando um tutorial e dicas de programas q possa usar para gerar efeitos especiais....
    Voce abordo um assunto diferente, podia adicionar isso.

    ResponderExcluir