segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cinema e Moda

Segundo estudiosos,a Moda no Cinema nasceu em Hollywood.Foi o cinema americano clássico que melhor soube incorporar, antes que o europeu, a criação de moda...

Foram os grandes estúdios americanos que impuseram a divinização da moda, através das divas,grandes atrizes,glamurosas, que já não existem.
Isso aconteceu,também, porque os estúdios precisavam que os filmes tivessem sucesso comercial. Graças a elas, os filmes triunfavam. O comercial uniu-se ao artístico.

A ideia da moda no cinema nasceu em Hollywood nessa altura, juntamente com a ideia da diva. Porém,os grandes filmes históricos e de época, com o seu guarda-roupa abundante e vistoso,não contribuiram para a moda. Por exemplo, A Rainha Cristina, com Greta Garbo, não deu origem a nenhum movimento de moda, ao contrário de outros filmes passados no presente da época.

Tanto o cinema pode influenciar a moda,como o contrário pode acontecer:a moda das ruas ser retratada em um filme contemporâneo,por exemplo.

Um exemplo de um ícone que melhor representa esta ligação entre moda e cinema é Audrey Hepburn.Desde A Princesa e o Plebeu , lançado em 1953, Audrey se transformou em uma diva fashion , título que manteve por anos, em clássicos como Sabrina e Cinderela em Paris . Este último trata especificamente do mundo da moda e conta a história de uma vendedora de livros descoberta por um fotógrafo, interpretado por Fred Astaire, que decide transformá-la em uma modelo.
Da década de 50 para cá, inúmeras figuras povoaram nosso imaginário . Em 1994, Prêt-à-Porter , de Robert Altman, nos deixa a par do lado absurdo e grotesco do mundo da alta-costura. Com um elenco estelar, incluindo os veteranos Marcello Mastroianni e Sophia Loren, além de Kim Basinger, Julia Roberts, Tim Robbins, entre outros, vemos a aura de um universo inatingível se dissolver. O filme é uma sátira e beira o excesso, mas diverte ao mostrar o outro lado da moeda.
Em “O Diabo Veste Prada”, chega a existir uma certa reflexão a respeito dos exageros dos fashionistas, mas o espectador sai deslumbrado pelos figurinos,o que também acontecia com os filmes de Audrey Hepburn.

Fonte:http://www.rabisco.com.br/92/o_cinema_da_moda.htm

Consulte,também,o tópico sobre esse assunto em nossa comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=78328377&tid=5294140675227908387

Nenhum comentário:

Postar um comentário