quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DEUSAS DO CINEMA

Meu primeiro registro neste blog foi sobre,na minha opinião,a deusa das deusas do Cinema,Gene Tierney.Mas na época de ouro de Hollywood ela não foi a única a brilhar.Dividiu o panteão das estrelas com outras atrizes,igualmente belas e talentosas.O cinema,nesse período,ditava moda e costumes,e seus astros e estrelas eram alçados à condição de celebridade pela mídia (jornais,revistas especializadas,rádio) do dia para a noite.Muitos foram sucessos efêmeros,que acabaram caindo no limbo,por falta de talento e/ou oportunidades.As atrizes que se destacaram são cultuadas até hoje.Vivem no Olimpo do Cinema,verdadeiras deusas capazes de encantar os homens e provocar a inveja nas mulheres,que as tomavam como exemplo.Porém,a vida dessas deusas mortais,muitas vezes,não foi fácil.A elas,parecia ser vetada uma existência mundana,cotidiana.A mulher que originara o mito não poderia mais existir.Apenas a deusa que encantava e fascinava o público.Poucas foram as que conseguiram manter uma vida privada distante dos holofotes,como Marlene Dietrich,por exemplo.Ela foi uma das raras capaz de rasgar o véu da divindade. Existe uma anedota significativa a seu respeito: um dia, antes de rodar uma cena, ela se pôs de quatro e começou a limpar o chão sobre o qual deveria deixar escorregar sua manta de pêlo de raposa prateado. Terminada a limpeza, apareceu sob os refletores, altiva, distante, inacessível. Era ela fazendo o papel de diva. E não o contrário.Pretendo,aqui,exibir uma pequena biografia de cada uma delas.Continuemos....

MARLENE DIETRICH

Marlene Dietrich, nome artístico de Marie Magdelene Dietrich von Losch (Berlim-Schöneberg, 27 de Dezembro de 1901 — Paris, 6 de Maio de 1992) foi atriz e cantora alemã, naturalizada americana. Estudou artes cênicas e participou de filmes mudos até 1930.Estreou no teatro aos 23 anos de idade e, após cinco anos de uma carreira obscura, foi descoberta pelo diretor austríaco Josef von Sternberg, que a convidou para protagonizar o filme Der Blaue Engel (1930),O Anjo Azul, baseado no romance de Heinrich Mann, Professor Unrat. Foi o primeiro dos sete filmes nos quais Marlene Dietrich e o diretor Josef von Sternberg trabalharam juntos. Os demais foram Marrocos (1930), Desonrada (1931), O Expresso de Shangai (1932), A Vênus Loira (1932), A Imperatriz Galante (1934) e Mulher Satânica (1935). Então,foi descoberta por Hollywood,naturalizando-se americana à época da Segunda Guerra,quando chegou a ser convidada por Hitler a fazer filmes pró-nazismo,o que recusou,sendo considerada traidora pela Alemanha.Descobriu seu dom para cantar quando se apresentou para as Tropas Aliadas durante a Guerra.
A partir de 1951,começa a apresentar-se como cantora em Las Vegas.E,em 1961,protagoniza um filme que chocaria o mundo,O Julgamento de Nuremberg,sobre o holocausto nazista.Em 1978,realiza seu último filme e,após participações em diversos programas de rádio e TV,finalmente se refugia em seu apartamento em Paris,onde falece aos 90 anos de idade,de causas naturais.Alguns dizem que cometeu suicídio.Foi indicada ao Oscar ,em 1931, por sua atuação em Marrocos;e ao Globo de Ouro, em 1958,na categoria de melhor atriz de cinema - drama, por Testemunha de Acusação (1957). No mesmo ano recebeu o Golden Laurel, como segunda colocada na categoria de melhor atriz por Testemunha de Acusação.Foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama, no 6400 Hollywood Boulevard.Na próxima postagem,continuaremos a falar sobre as Deusas do Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário