domingo, 18 de janeiro de 2009

Filme Chinês!...

O primeiro filme chinês foi realizado em 1905 por Ren Fengtai, a versão reduzida de uma ópera e deu o ponta-pé inicial para a dramática e turbulenta história do cinema chinês. Mais de um século depois, Pequim é sua cidade mais importante,onde vive a maior parte dos produtores de filmes do país e desenvolvem seus projetos.Nos primórdios, Xangai era o centro da produção cinematográfica chinesa. Foi também o berço dos anos dourados do cinema chinês, na década de 1930. Os teatros apresentavam filmes do mundo todo. A frutífera indústria de cinema nacional burlou restrições impostas pelo governo e colocou sexo, drogas e violência em suas produções. Mas os dias de glória duraram pouco. Após a Segunda Guerra, o cinema se transformou numa ferramenta de propaganda. Mas enfatizou o papel dos filmes como instrumento político em detrimento à expressão artística. Assim que o Partido Comunista Chinês tomou o poder, em 1949, o Beijing Film Studio e o Shanghai Film Studio foram fundados para produzir propaganda oficial.Com a Revolução Cultural (1966-72), a indústria cinematográfica parou completamente. Mais de 1,4 mil filmes foram banidos e muitos cineastas, aprisionados ou enviados a campos de trabalho forçado.
Apesar de os filmes lançados na China ainda hoje terem a preocupação de não ir contra o Partido Comunista, eles já não precisam mais enaltecer a ideologia para serem aprovados pela censura. A ênfase nos aspectos artísticos e comerciais em detrimento da política está mudando drasticamente a indústria cinematográfica chinesa.A pós-reforma dos dias da ‘Quinta Geração’ de cineastas – os primeiros alunos a serem admitidos na Academia desde a Revolução Cultural – ressuscitou o cinema chinês na década de 1980. Zhang Yimou(Lanternas Vermelhas) e Cheng Kaige ( Adeus Minha Concubina) mudou o modo como os filmes chineses eram compreendidos no exterior..Gong Li, formada pela Central Drama Academy e atriz dos filmes de Zhang até 1995, emergiu como a primeira grande estrela internacional da China. Os sucessores deles, a ‘Sexta Geração’ de cineastas, vieram depois do episódio de 4 de junho de 1989, na Praça da Paz Celestial, e trouxe nomes como Jia Zhangke e Wank Xiaoshuai.
Visões cínicas e sombrias da cultura urbana chinesa, impossíveis de serem exibidas no país, fizeram sucesso no circuito internacional de festivais. Em 2000, Zhang Ziyi tocou o coração de milhões com O Tigre e o Dragão, um sucesso de bilheteria nos EUA que abriu caminho para outros dramas envolvendo artes marciais, como Herói, O Clã das Adagas Voadoras e A Maldição da Flor Dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário